Prezados, eu realmente, sofro com mania, e vou tentar sempre colocar esses posts em ordem. O porquê?! Eu também não sei! Mania. O post atual faz referência ao trecho da palestra de Vilém Flusser - Imagem Televisiva e Espaço Político à luz da Revolução Romena - onde o autor, comenta sobre os desdobramentos, ou um meio (???), da Revolução Romena. Um vídeo um tanto complexo, não?!
Algumas inquietações filosóficas da obra de Flusser envolvem as relações entre natureza, cultura e suas imbricações com a Filosofia da Ciência, do conhecimento, a problematização do sistema comunicacional no ocidente e a linguagem na perspectiva da imagem. No seu entendimento, as imagens servem de mediação entre o ser humano e o mundo.
Voltando a falar sobre o trecho da palestra, Flusser discorre sobre o uso político das imagens, como isso corre e seus desdobramentos, como exemplo ele ressalta a Revolução Romena de 1989. Eu realmente não consegui formar uma opinião sobre o assunto, mas ao sondar um pouco mais, deparei com alguns conceitos de biopoder, biopolítica e zoopolítica, bem como a imagem técnica e abstração. "Precisamos nos distanciar para entender o todo".
E meus caros, de coração, não fui capaz de produzir três perguntas, sendo bem sincero. Será que seria válido procurar mais sobre esses termos? Ou, melhor, qual será a imagem que chocou Flusser a discorrer sobre o assunto? Ao me informar mais, tento atualizá-los sobre a situação.
Comentários
Postar um comentário