Pular para o conteúdo principal

Performance Transmitida

 CONTÉM COPIA!

1a Etapa - Desenvolvimento/Execução de uma performance registrada (corpo/espaço + câmera)

Este exercício lida com a performance como um recurso, ou modo para a exploração da relação entre corpo e espaço.

Serão montados grupos de 6 alunos. Cada grupo discute e elabora uma performance que deve ser registrada. Cada aluno irá executar e registrar individualmente a performance elaborada em conjunto no seu espaço físico pessoal (casa, apartamento, jardim, etc.), os “protocolos” funcionarão como um sistema que guiará as diversas instâncias de interpretação. Nesse primeiro momento, as performances e seus registros deverão ser mantidos em “segredo” dos demais grupos.


A performance deve ser concebida não apenas em função do registro, contudo, deve considerar sob quais condições uma ou mais câmeras (instrumentos de registro) serão incluídas nas ações propostas.


PS.: O exercício propõe uma performance e não uma dança ou teatro-gestual (coreografia e encenação), embora certos movimentos possam servir de inspiração para essa exploração. Também não é desafio ou dancinha de TikTok!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Objeto que me representa?

Acharam que o tempo entre as postagens seria maior né?! Eu também achei, mas preciso ver o layout do blog. A atividade, em que o post se refere, se caracteriza em escolher um objeto do meu universo pessoal, que, cujas características tangiam com as minhas e representá-lo sob determinadas circunstâncias. Foi uma escolha um tanto quanto inusitada pra mim, e adivinhem o que escolhi? Um lápis! Isso mesmo, um lápis. As fotos do objeto e sua respectiva representação você pode conferir a seguir, e o porquê fica como tema para próxima postagem. O objeto Sua localização no Espaço Sua perspectiva do Espaço  

Quem sou eu?

Aí está uma boa pergunta, que me faço todos os dias, e acho que nunca saberei respondê-la com plena certeza. Eu sou metamorfose! Sou Alice! Sou princípio químico que não se cria, mas se transforma! Mas convenhamos, não estamos tratando em tamanho grau de profundidade. Enfim, levando para o lado mais documental, me chamo João Victor Marques, tenho 22 anos - em breve muda, viu como é difícil responder?!, sou natural de Sete Lagoas, mas moro em Belo Horizonte desde 2018, quando em uma decisão revolucionária, decidi sair de casa para cursar uma graduação.  Iniciei meu percurso acadêmico na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, no curso de Engenharia Civil, onde tive uma passagem efêmera e, não obstante, memorável. Assim, mudei. Passei na Universidade Federal de Minas Gerais, para o mesmo curso, e fui me aventurar em novas terras. Ali eu fiquei por quatro semestres, quatro longos semestres que mudaram totalmente minha vida e minha percepção. Resolvi mudar mais uma vez. Por ...

Desenhe rápido!

Não, esse não era o nome da atividade, mas bem que poderia. Sentiram saudades? É, eu também. A atividade em questão - "Desenho em tempos decrescentes"- foi realizada ontem, 10 de junho, mas por motivos desconhecidos, resolvi postá-la hoje.  A atividade consistiu em, literalmente, desenhar um objeto a nossa escolha em 4min, 2min, 1min, 30s e 15 s respectivamente. Decidi por desenhar um objeto que já estava na mesa, espero que consigam decifrá-lo através de sua representação. Os desenhos estão pavorosos, mas o que vale é a intenção (né?!) Segue o fio! haha